PUBLICIDADE

Sinop tem inflação de 1,23%; preço da comida sobe

PUBLICIDADE

O índice de inflação medido no período entre 10 de março até 10 deste mês pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Sinop, fechou em alta de 1,23%. O número ficou acima da média nacional. Alimentos e transportes foram os que registraram o maior aumento.

De acordo com o economista Feliciano Azuaga, que coordenada a pesquisa, o município seguiu o padrão nacional. “Eu esperava um índice um pouco menor, menos de 1%. Porém, o que foi registrado mostrou que a alimentação, o hortifruti que vem de longe, sofreu um impacto nos preços, principalmente pelos valores dos transportes e diesel”, disse, ao Só Notícias. “O índice nacional está em 7% anualizado, se ficarmos com essa taxa de 1% ao mês, nossa inflação vai ficar muito acima do nacional”, completou.

O levantamento do Índice de Preços de Sinop (IPC), deste período, foi feito com 323 itens em nove cestas. O preço do feijão, por exemplo, é medido da seguinte forma: “pegamos três preços de feijão fazemos a média da cidade e jogamos no indicador de preço”.

Os produtos que mais registraram aceleração foram no setor de alimentação com 23% e transportes com 20%, em seguida a habitação com 15%; saúde cuidados pessoais 11%; despesas pessoais 10%; vestuário 7%,; comunicação e artigos de residência 5%; educação 4%.

O índice para o próximo mês, segundo o economista, deve sofrer um ajuste nos preços dos alimentos. “Já que muitas pessoas começaram a importar e a inflação deve reduzir e ficar dentro do padrão. 0,6% seria o ideal”.

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Afonso Techima, por se tratar de uma pesquisa inovadora muitas entidades de todo o Estado procuraram para a CDL para parabenizar pela iniciativa. “É a primeira vez no Estado que uma entidade está preocupada com os empresários e com a população. Apesar de ser o segundo mês percebemos que os nossos números são impactantes e servem para dados dos empresários, donas de casa, prefeito e vereadores”.

Os dados de Sinop foram colhidos pela Unemat em parceria com a CDL. O levantamento será divulgado mensalmente, na segunda quinzena.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de residenciais do programa habitacional da prefeitura de Sinop

A prefeitura de Sinop detalhou hoje o andamento das...

Com salários de até R$ 3,7 mil, empresas de Colíder contratam 34 profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 34 novas vagas...

Sinop: pesquisa aponta dificuldades do comércio na contratação de funcionários

A pesquisa do Centro de informações Socioeconômicas da Unemat...
PUBLICIDADE