PUBLICIDADE

Sinop tem crescimento de 15% no número de novas empresas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

A plataforma do governo Federal que mostra a situação empresarial no país aponta que em Sinop foram abertas, em média, 354,1 empresas por mês, de janeiro a setembro, totalizando 3.187 em diversos segmentos. Se o ritmo de crescimento for mantido, até dezembro, o município pode fechar o ano com 4.249 novos estabelecimentos. Só Notícias constatou ainda que a média é 15,3% maior que a de 2019 com registro de 307 aberturas mensais.

Atualmente, a capital do Nortão 19.012 empresas de micro, pequeno, médio e grande portes ativas. Consta no relatório que neste universo, 18.044 são matrizes e outras 968 filiais. Ainda é apontado que o tempo médio de abertura de empresas em Sinop é de 2 dias e 5 horas. Já o tempo de viabilidade é de cerca de 1 dia e 10 horas. Os dados são atualizados mensalmente e tem como fonte os números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

De acordo com o painel, entre as atividades econômicas 1.067 atuam no comércio varejista de artigos do vestuário e varejo, 704 no ramo de cabeleireiros, manicure e pedicure, 590 promoção de vendas, 563 obras de alvenaria e 529 trabalham com transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.

Ainda há 426 lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, 373 são do comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns, 341 serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, 298 instalação e manutenção elétrica, 292 comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores e 284 restaurantes e similares.

Só Notícias ainda constatou na plataforma centenas de empresas de outras atividades econômicas, como construção (189), serviços de entrega rápida (141), bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento (137), serviços de engenharia (82), dentre outras de acordo com os números.

Também consta que no que diz respeito a natureza jurídica, 12.254 são empresários individuais, 4.667 sociedade limitada, 1.830  (constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social), 203 sociedade anônima, 36 cooperativas, 8 sociedade de economia mista, 7 empresas públicas, 4 sociedades em conta de participação e outros 3 consórcio de sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE