PUBLICIDADE

Sinop tem aumento de 10% nas exportações no primeiro bimestre do ano

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

Os exportadores de Sinop aumentaram as vendas em 10% no primeiro bimestre de 2021 comparado com o mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que as exportações sinopenses somam U$ 58,5 milhões este ano contra U$ 52,3 milhões no período passado. O resultado de 2021 é o segundo melhor dos últimos dez anos, perdendo apenas para 2019, quando o primeiro bimestre registrou vendas de U$ 105 milhões.

Apesar do crescimento das vendas neste ano em relação aos dois primeiros meses de 2020, Sinop caiu no ranking estadual de exportadores. No final do ano passado o município terminou como a 6ª cidade que mais vendeu para o exterior, com 5% das vendas. Agora, o percentual caiu para 2,8% e para a 12ª colocação. A tendência é que as vendas cresçam nos próximos meses, quando a colheita estiver concluída.

A soja foi o produto mais vendido. Em grãos, representa 74% da comercialização. O milho tem 22% da participação e óleos vegetais outros 2,3% das vendas. A madeira e a carne também aparecem na lista, mas com participação inferior a 1%.

A China comprou U$ 7,8 milhões a mais do que o bimestre passado e ficou com 52% do que Sinop exportou. Egito com 9,1%, Turquia com 5,8%, Itália com 5,2% e Coreia do Sul com 5% completam a lista dos maiores parceiros de Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Pintor morre eletrocutado em residência no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou a morte de José Benedito...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE