Foi postergada para o próximo dia 05, a publicação dos números finais da contagem populacional, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estava prevista para hoje, mas, segundo o supervisor regional Remildo de Souza, a alteração atende solicitação de municípios que ainda não concluíram os trabalhos.
Sinop ficou com 105 mil habitantes, superando o balanço do ano passado, de 103 mil. Na preliminar, divulgada mês passado, apareceu com 101 mil. Souza explicou que o resultado foi possível após uma revisão em todas as residências que estavam fechadas. “No início, tínhamos cerca de 4 mil casas que estavam vagas e ficamos preocupados”, acrescentou o supervisor. Mesmo assim, o número ficou abaixo das estimativas extra-oficiais, que apontavam no município 120 mil habitantes.
Souza alerta que, após a divulgação, as prefeituras ainda terão o prazo de 20 dias para apresentar reclamações fundamentadas ao instituto, que decidirá conclusivamente. Algumas cidades da região Norte já informaram que devem recorrer. Como é o caso de Lucas do Rio Verde, que apareceu com 30.716 habitantes, abaixo da estimativa de 33 a 35 mil, informou a assessoria.
A prefeitura alega que, no começo de setembro, o município tinha 19.421 eleitores alistados, conforme cadastro da Justiça Federal. O percentual de quase 70% de eleitores entre a população está muito acima da média nacional, que leva em conta a proporção de 55% de votantes em relação ao total de moradores. Outro número levado em consideração é nos atendimentos pela Secretaria de Saúde. Os oito Postos de Saúde da Família (PSFs) possuem 32.420 pessoas cadastradas. Já o Centro de Especialidades, estima a existência de outros 4.640 moradores no campo.
A preocupação das prefeituras é que os números serão utilizados pelo Governo Federal no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para cada faixa populacional é aplicado um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil. Lucas do Rio Verde, por exemplo, tem coeficiente de 1,4.
Na preliminar, Nova Mutum apareceu com 18.528 habitantes, Sorriso 52.523, e, Alta Floresta 48.495.