O levantamento divulgado recentemente pelo órgão Defesa do Consumidor (Procon) de Sinop aponta que, ano passado, houve 27,5 mil reclamações feitas por consumidores sobre produtos e serviços, alegando que tiveram seus direitos desrespeitados.
A principal reclamação está relacionada a prestação dos serviços de telefonia móvel, com 613 registros. Ainda na área de serviços essenciais aparecem energia elétrica (119), telefonia fixa (112) e transportes (18). No segmento de produtos, novamente a telefonia celular está no topo, com 529 queixas. Há ainda produtos de informática (145), televisão e outros aparelhos semelhantes (60) e geladeira/freezer (47).
Os assuntos financeiros também deixaram os sinopenses bem irritados, principalmente quando envolveram cobranças de tarifas e valores indevidamente, além de práticas e cláusulas abusivas. Relacionados a contratados foram 363 queixas; bancos, 239; financeiras, 223 e, bancos de dados (SPC), 160 reclamações.
O Procon registrou ainda reclamações relacionadas aos serviços privados como escolas de pré, ensino básico e superior (45); agências e operadoras de viagens (21); cursos livres (17) e, informática e provedor de acesso a internet (13). Na área de saúde, a principal reclamação foi sobre planos de saúde: 26.
Na área de habitação houve 40 registros (entre loteamento, incorporação e locação) e, alimentos, 4 relacionados a supermercados.