O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Gleisson Tagliari, disse em entrevista ao Só Notícias, que a privatização da BR-163 do Mato Grosso do Sul até Sinop (cerca de 850 km), a partir do ano que vem, vai garantir melhor preço nas importações e exportações para o setor madeireiro. “Melhores condições da rodovia sempre foi um sonho da base florestal por ser polo de verticalização”, declarou.
Gleisson destacou que uma das vantagens estará basicamente na redução do frete e expectativa de chegar com maior rapidez as cargas para os clientes em outros Estados bem como aos portos em Santos e Paranaguá. “A tendência é de melhorar mais se o caminho até nossos destinos como países europeus para o estado exporta seus produtos, se tornar mais eficiente devido as condições de transporte”, acrescentou.
O dirigente do maior sindicato que reúne indústrias madeireiras no Estado destacou que o preço inicial do pedágio ficou bom ( R$ 2,63 a cada 100 km). O edital aponta para nove praças de pedágios sendo a primeira em Itiquira, no valor de R$ 4,80; Rondonópolis (R$ 5,50); Campo Verde/Santo Antônio de Leverger (R$ 4,50); Cuiabá/Santo Antônio de Leverger (R$ 4,50); Acorizal/Jangada (R$ 5,90); Diamantino (R$ 5); Nova Mutum (R$ 4,10); Lucas do Rio Verde (R$ 5,20) e Sorriso (R$ 7,50). A cobrança da tarifa pode ter início somente após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário, como a execução de 10% das obras de duplicação.
A Odebrecht arrematou, semana passada, a concessão do trecho de 850,9 quilômetros da BR-163, em Mato Grosso na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul e até Sinop. A empresa venceu com uma proposta de valor de tarifa de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados), o que representa um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ R$ 0,055 fixado pelo governo.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão consiste na exploração, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia leiloada.