O setor moveleiro do Nortão, organizado por câmaras setoriais e Arranjos Produtivos Locais, também estará presente no Promadeira, em Sinop de 27 a 30 de agosto, aproveitando para divulgar a produção para representantes de outros países, estreitando relações com o mercado internacional.
O Sebrae desenvolve projeto com APLs formadas por indústrias de Sinop, Sorriso, Lucas e Nova Mutum. No ano passado, cerca de 30 empresários do setor participaram da feira de móveis do Promadeira. Em Sinop, a câmara desenvolve várias ações para fortalecer a representatividade. De acordo com o presidente Rafael Schneider, existe uma busca constante de melhoria na área de design dos produtos oferecidos.
Entre as metas estão a organização de missões técnicas aos pólos moveleiros de Brasília e Goiânia, participação da Formóbile em São Paulo, entre outros. Atualmente, o município conta com 30 empresas que trabalham na produção de móveis, mas nem todas estão filiadas à câmara setorial.
Promovido a cada dois anos em Mato Grosso, o Promadeira tornou-se referência do setor madeireiro e moveleiro do país. Este ano será realizado pela terceira vez consecutiva em Sinop, considerada a capital do setor de base florestal. Nas suas cinco edições, atingiu quase 20 mil pessoas, com mais de 170 expositores de máquinas, equipamentos, madeira e móveis.
Este ano, estão sendo esperados mais de 12 mil visitantes e 90 expositores nas Feiras de Madeira, Móveis e Artesanato, Máquinas e Equipamentos. Além disso, serão promovidas seis palestras, com renomados especialistas do Brasil e do mundo, além de workshops promovidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (Iel).