De 1º de janeiro a 30 de junho o Procon de Sinop recebeu 1.181 reclamações. O diretor Cristiano Peixoto, informou, ao Só Notícias, que os serviços essenciais lideraram essa lista negativa com 37,1% dos registros. “Desse total as reclamações em relação ao serviços de água representam 11,45%, seguida da energia com 4,42%”.
Em segundo estão os assuntos financeiros com 31,7%. Esse segmento engloba bancos, empresas de créditos, de cartões, entre outros. O terceiro colocado em número de reclamações é o setor de prestação de serviços 15,8%. Nesse, a maioria dos problemas está voltada para algumas empresas no setor de móveis e eletrodomésticos.
“O Procon tem realizado, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial, a conscientização dos empresários locais, em ralação ao que pode ou não ser feito ou cobrado. Já há resultados. Ainda assim, quando existe uma reclamação o órgão atua para que o consumidor não seja lesado. Damos todo o suporte e mais da metade das reclamações são resolvidas mediante conciliação e sem processos judiciais”, concluiu Cristiano.