O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Colíder abrirá quatro turmas especiais do programa menor aprendiz, em Sinop, para treinar aproximadamente 150 jovens, a partir de 5 de julho. A confirmação acaba ser feita, ao Só Notícias, pela gerente Nair Idhalgo Gimenez. Ela explicou que a viabilização foi por meio de parceria entre a Associação Comercial e Empresarial (ACES) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As salas foram cedidas pela Escola Técnica de Sinop (Secitec). O assunto foi discutido ontem à noite, na antiga sede da Câmara de Vereadores, com empresários.
Segundo a gerente, inicialmente serão atendidas as empresas notificadas para contratarem jovens, no início do ano, cuja exigência imediata foi derrubada pela justiça, devido a cidade não ter unidade do Senac para capacitar os jovens. Ela informou que, conforme for a demanda, as empresas ainda não notificadas poderão preencher a vagas remanescentes.
Nair destacou que nos próximos dias 21 e 22, a diretoria do Senac de Sorriso estará em Sinop para realizar o processo de seleção para instrutores, sendo oportunidade para os empresários sanarem dúvidas. Pela lei, no mínimo 5% das vagas no quadro de empregados de empresas de médio e grande porte, devem ser preenchidas na modalidade menor aprendiz, e no máximo, 15%.
Empresas em Sinop chegaram a ser notificadas e corriam risco de serem multadas se não contratassem menores aprendizes.