No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Água (22) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) comemora as conquistas na melhoria da qualidade e quantidade da água tratada fornecida para os moradores. A prefeitura buscou parceria com o Governo Federal para implantar o Programa de Universalização da Água em Sinop. Desde 2009, cerca de R$ 20 milhões, provenientes de recursos próprios do SAAES e de repasses da União, estão sendo investidos em obras e ações que visam o fornecimento de água tratada. Serão entregues, ainda este ano, onze reservatórios e oito poços tubulares serão perfurados.
Segundo o diretor-presidente do SAAES, Juventino Silva, outra preocupação é atender os moradores do centro devido a baixa pressão da água até chegar as caixas d”água. “Temos um projeto que vai interligar os anéis de rede de água, da área central com o objetivo de resolver o problema na pressão de água. Um dos onze reservatórios que serão construídos é destinado para atender esses moradores, além da troca das pressurizadoras. A capacidade do reservatório será de dois milhões de litros de água”, explicou.
Depois de concluída, as obras vão atender mais 13 mil moradores que passarão a receber água tratada. Ao final do ano, Sinop terá aproximadamente 135 mil pessoas recebendo água tratada de qualidade. Além disso, estão sendo implantados 125 mil metros de redes de distribuição de água que vai elevar para 100% o percentual de moradores da área urbana atendidos pelo abastecimento de água tratada.
Uma obra que já está em fase de conclusão, é o Sistema de Água Tratada Jardim Florença (sentido aeroporto) vai responder pela distribuição no Residencial Aquarela Brasil, Ipanema, Mondrian, Florença, Itália I e II, Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações, Maringá I e II, Paraíso, II e III e Bella Suiça I e II. Para o funcionamento, foram construídos casa de química, reservatório com capacidade para um milhão de litros de água, além da implantação de nove km de adutoras. A inauguração está prevista para abril.