Empresários do setor de base florestal recebem até amanhã a visita de Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Fundação de Pesquisas Florestais (Fupef) para identificação de resíduos reaproveitáveis para o mercado de arquitetura e decoração de interiores. O encontro é uma das etapas do projeto para o desenvolvimento de protótipos com designer moderno de produtos a partir destes resíduos.
“Nosso objetivo é verificar as oportunidades para o setor apresentando a reutilização dos resíduos com um mercado já direcionado. O desafio permanente é manter o equilíbrio entre o meio ambiente e a necessidade de utilização dos recursos da floresta”, comenta o PHD em economia e manejo florestal, Dartagnan Baggio.
A Fundação é referência mundial em manejo florestal e tem seu nome ligado a grandes projetos como o de Moçambique, na África, e na Floresta Nacional de Tapajós, no Brasil.
O projeto em Sinop tem participação do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte) a Universidade Federal de Mato Grosso, a Universidade Federal do Paraná e a Fundação de Pesquisas Florestais, que é referência mundial na área de gestão de floresta, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.