Os moradores de Sinop que tem impostos vencidos até dezembro de 2006 e que pretendem aderir ao Programa de Recuperação Fiscal – Refis – ganharam mais tempo para parcelarem IPTU, ISS, contribuição de melhorias (asfalto), dentre outros. Inicialmente, as adesões poderiam ser feitas até 2 de janeiro, mas a prefeitura prorragou para o dia 31.
A mudança pode ter sido motivada pela intensa procura ao departamento de tributação da prefeitura, nestes últimos dias. Várias pessoas ainda tentam pagar os impostos atrasados deste ano, para não entrarem na lista da dívida ativa do município. Como deixaram para última hora, os contribuintes têm esperado um bom tempo nas filas e hoje há um movimento considerável.
Participando do Refis, no pagamento à vista, o contribuinte terá 100% de desconto nos juros e multas. Também pode ser parcelado em até duas vezes, sendo a primeira parcela com vencimento na adesão e, a segunda, em 30 dias. Pelo projeto, conforme Só Notícias já informou, a prefeitura espera reduzir a inadimplência, que chega a R$ 62,3 milhões, até dezembro de 2006, proveniente de vários impostos.
Desse valor, R$ 32,8 milhões são referentes a juros, multas e taxas de expediente. Esta é a terceira edição do Refis. As primeiras foram em 2005 e 2006, quando o Executivo constatou um incremento de 57% no recebimento da dívida ativa.