PUBLICIDADE

Sinop: programa de incentivo da cadeia produtiva será apresentado

PUBLICIDADE

O Centro das indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) em parceria com a Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia (Sicme) realiza, na quinta-feira (16), às 19h30, no pavilhão Nereu Pasini, em Sinop, a apresentação e o lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) da floresta plantada e nativa da região do Médio Norte do Estado.

O APL é uma metodologia criada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com foco na cadeia produtiva, para incentivar os micros e pequenos empresários a se articularem para que possam ter condições de concorrer no mercado. Aqueles que se agregam no Arranjo Produtivo Local têm impostos mais baratos, treinamentos e cursos de qualificação que propiciam a troca de experiência mais constante. O objetivo destes Arranjos é adotar metodologias de organização para empresas, coordenar e orientar os empresários sobre como vender mais, diminuir custos, produzir uma política local, qualificar mão-de-obra, melhorar infraestrutura e aumentar a competitividade.

Para o superintendente de gestão do Cipem, Ramiro Azambuja o setor tem muito a crescer com a implantação do APL. "Além dos benefícios fiscais, o APL incentiva os empresários a buscar novas tecnologias para incrementar seus negócios, e ajudam os funcionários a serem mais dinâmicos, com o repasse de informação e gerando novas ideias".

O assessor especial da Sicme, José Juarez explica que será realizado um diagnóstico do setor de base florestal, para conhecer o cenário do setor e localizar onde estão os problemas. "Com isso teremos subsídios para desenvolver ações e trazer as soluções com o intuito de diminuir os custos e aumentar a produtividade".

O assessor destacou que, além do incentivo fiscal, os empresários têm outros tipos de benefícios como a orientação empresarial e o subsidio para a participação em eventos.

APL- O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criou em 2004 o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL). Em parcerias com outras instituições o Governo Federal e Estadual, por meio da Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia (Sicme), criou em 2005 o Núcleo Estadual de Trabalho dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso (NET APL/MT).

Vantagens – as empresas se tornam mais fortalecidas, pois juntas criam um grupo articulado e importante para a região. Esse grupo abre espaço para a interação com o governo, associações empresariais, associações de produtores órgãos públicos, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Setor – O Cipem representa oito Sindicatos patronais do setor de base florestal de Mato Grosso, aproximadamente 700 empresas associadas das 1.600 existentes no Estado. Em Sinop, o Sindusmad é o sindicato responsável pela aplicação das políticas do setor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...

Guarantã tem 44 vagas de empregos e em Alta Floresta 11

Empresas e indústrias de Guarantã do Norte contratam 44...

Empresas de Sorriso ofertam 101 vagas de empregos, algumas para início imediato

Indústrias e empresas sediadas em Sorriso estão admitindo 101...
PUBLICIDADE