Sinop teve o quinto melhor saldo na geração de empregos, em maio, entre os municípios mato-grossenses com mais de 30 mil habitantes. Foram 98 funcionários contratados a mais entre os variados segmentos econômicos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é de 1.909 contratações e 1.811 demissões feitas por empresas e indústrias. Em abril, porém, o resultado foi praticamente 3 vezes maior – 305 contratados a mais.
O principal destaque foi para a prestação de serviços, que fechou com 110 empregados a mais. Em seguida, aparece a construção civil, com 98 trabalhadores. Já no comércio, o saldo final foi de 13 admitidos a mais.
Por outro lado, três setores dispensaram mais: indústria de transformação (- 87), agropecuária (- 26) e serviços industriais de utilidade pública (-10).
O levantamento considera apenas contratos formais, ou seja, com carteiras assinadas. No ano, o Ministério do Trabalho e Emprego registrou em Sinop 9,4 mil admissões para 8,5 mil desligamentos e saldo de 926 trabalhadores empregados a mais.
Em Sorriso, conforme Só Notícias informou, foram 38 demitidos a mais em maio, porém, no ano, houve a geração de 654 postos de trabalho. No Estado, as diversas empresas e indústrias geraram pouco mais de 2,1 mil empregos a mais no mês passado, com destaques para construção civil, prestação de serviços e indústria de transformação. No ano, foram aproximadamente 27,8 mil postos criados.