O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), e o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral, lançaram, há pouco, a campanha deste ano do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). Com reajuste de 6,08%, a expectativa é pela arrecadação de R$ 9,5 milhões, do faturamento total estimado em R$ 16 milhões. Pouco mais de 40 mil carnês serão distribuídos.
O imposto terá a primeira parcela com vencimento para 10 de abril e os vencimentos subsequentes em maio, junho, julho, agosto e setembro. O contribuinte que pagar em cota única terá 15% de desconto sobre o valor do imposto. Em três parcelas, o desconto será de 5% e, em seis vezes, o valor normal. “Vamos ter dez locais de retiradas do IPTU. No Alto da Glória, São Cristóvão, Boa Esperança, Ginásio Olímpico e mais outros, no qual vamos divulgar na mídia. Além disso, o cidadão pode acessar o site da prefeitura [sinop.mt.gov.br] e clicar no link onde ele pode imprimir o carnê do IPTU”, explicou Silvano.
De acordo com o prefeito, o investimento com a arrecadação já está definido. “Este ano, como sempre, saúde, educação, agricultura, e várias outras pastas serão contempladas com os recursos que estão sendo previstos”. Entre os principais projetos, citou a aplicação deste recurso na construção de uma nova escola para os alunos da educação municipal, atendidos, hoje, no prédio cedido ao governo do Estado, onde funciona a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), postos de saúde cujas obras estão em andamento e iluminação pública.
Secretários, servidores, vereadores e demais representantes da administração municipal participaram do lançamento.