As contratações de colaboradores temporários para o natal e festas de fim de ano devem aumentar. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo dados do estudo, 38% dos empresários pretendem contratar funcionários. Outros 41% devem optar por não contratar.
A perspectiva de contratações melhorou na comparação entre este ano e o ano passado. Em 2015, 84% dos empresários disseram que não iriam contratar contra apenas 13% que teriam funcionários temporários neste período. Ou seja, quase triplicou a porcentagem de empresários que pretendem contratar neste fim de ano.
“A porcentagem de empresários que pretende contratar este ano praticamente triplicou. Este dado, além de muito positivo, é extremamente importante, pois mostra a recuperação do comércio que tem boas expectativas também com as vendas de natal e, por isso, pensa nas contratações”, disse o presidente da CDL Sinop, Luciano Chitolina.
Ele explicou ainda que ocorreu uma retração das contratações, no ano passado, devido a crise econômica no país. “Estávamos em plena crise. Em muitas cidades brasileiras as demissões ocorriam em massa e o empresário estava muito cauteloso. Este ano, o cenário começou a mudar no início deste segundo semestre, o otimismo vem retornando aos poucos e nossa nova pesquisa mostra isso”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Nilson Ribeiro, disse, ao Só Notícias, que o setor empresarial está começando a sentir os reflexos positivos da econômica nacional. “A perspectiva nas vendas é boa e teremos uma variação significativa na contratação de temporários. No ano passado, estávamos estagnados. Pelos reflexos da campanha ‘Deu a Louca no Comércio’ sentimos que as pessoas estão mais confiantes. Acreditamos que terá um aumento na contração de temporários”, disse Ribeiro, ao Só Notícias.