A produção leiteira em Sinop aumentou aproximadamente 20% com o início do período chuvoso em relação a temporada de seca e, agora, em média 6,5 mil litros por dia intensificam os trabalhos da Cooperativa Agrícola Selene (Cooperselene). “Já aumentou cerca de 20% em relação de seca. Na seca a produção fica entre 4 a 5 mil litros/dia”, explicou o presidente da cooperativa, Pedro Ferri, ao Só Notícias.
Mesmo com o aumento considerável, Ferri acredita que esse número possa ser incrementado, atingindo a casa de 8 mil litros/dia. “Para janeiro acredito que chegue em torno de 8 mil litros dias ou mais, depende muito da produção. Estamos também procurando mais produtores para a cooperativa”, explicou. Hoje, a Cooperselene trabalha com 42 associados do município e região e o leite é utilizado para fabricação de bebidas lácteas, queijo minas frescal e mussarela, além da pasteurização.
Quando comparado com anos anteriores, o crescimento na produção leiteira é superior a 100%. Entre término de 2008 e início de 2009, por exemplo, no período de seca era registrado entre 1,8 mil mil litros/dia. Já na época de chuva, o número alcançava a média de 2,7 mil litros/dia. A cooperativa está em atividade desde fevereiro de 2007 e, inicialmente tinha a participação de 15 associados.
Recentemente, dados do Sindicato das Indústrias de Laticínio do Estado (Sindilat) apontaram crescimento de 5% na produção leiteira mato-grossense sobre a quantidade obtida no ano passado, chegando a 2,2 milhões de litros diários. Outras duas novas marcas regionais foram inseridas no mercado, totalizando quatro.