Sinop continua registrando bons números com as exportações em 2020. Nos cinco primeiros meses do ano, comparado com o mesmo período de 2019, houve aumento de 2,3% nas vendas e o valor já atinge U$ 375 milhões. Um crescimento de U$ 8 milhões diante dos U$ 367 milhões comercializados no ano passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O crescimento é gradual, constante mês a mês e vem melhorando a posição de Sinop no ranking de exportadores. No Estado, o município já é o 5º que mais vendeu para fora do Brasil e subiu três posições em relação ao mês passado. As vendas dos sinopenses correspondem a 5,4% de toda a exportação mato-grossense.
A maioria absoluta de venda é de soja, com 93% da participação. O milho tem 6% das vendas e o restante se divide entre madeira e carne. A China comprou 26% da produção sinopense e se mantém como principal parceiro comercial do município, seguido pela Espanha (13%), Turquia (12%) México (9,4%) e Holanda (7,4%).
No movimento contrário, Sinop diminuiu as importações em 31%. De janeiro a maio deste ano as compras foram de U$ 31,5 milhões, quase U$ 14 milhões a menos do que os U$ 43 milhões importados no período passado. As compras foram, quase que na totalidade, de insumos agrícolas vindos de Rússia (44%), Alemanha (26%), México (15%), China (6,1%), Estados Unidos (3,9%) e catar (3,7%).