Quatro programas estratégicos para fortalecer o turismo foram lançados hoje. A cartilha turística, o selo artesanato de Sinop, o programa empreenda artesão” e o ‘eu conheço Sinop. A cartilha tem apresentação geral do município com as principais informações nos setores de infraestrutura de serviços, eventos, saúde, com destaque para os segmentos de turismo de negócios, religioso e educacional, que ficará nos hotéis, agências de viagens, prefeitura, secretaria de Desenvolvimento Econômico e todos aqueles prestadores de serviços e empreendimentos. Também será disponibilizada a versão digital no site da prefeitura
O ‘empreenda artesão’ incentiva a qualificação empreendedora e o fortalecimento do artesanato, prevendo qualificá-los e facilitar sua carreira empreendedora autônoma. Paralelo a isso, o selo artesanato de Sinop cria identidade para o artesanato produzido no município, setor que carrega características próprias da região, evidenciando matérias-primas usadas em toda parte, como a madeira, escama de peixes, sementes e outras típicas da regionalidade.
À frente dessas ações está o departamento de Turismo e Centro de Atendimento Empresarial (CAE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Na ocasião também foram apresentados os projetos: Contemplação de Primatas e City Tour de Sinop. na aba “Conheça Sinop”, explicou a turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas.
O programa ‘eu conheço Sinop’ foi desenvolvido para promover o treinamento dos motoristas de aplicativos, taxistas e motoristas de transportes turísticos, buscando a excelência na qualidade do atendimento aos visitantes que chegam a Sinop. Outro objetivo é a divulgação dos atrativos turísticos e informações gerais sobre o município. Inicialmente será feito o cadastramento dos motoristas interessados em participar do treinamento e, a partir do volume de inscritos, as turmas serão montadas.
“Esse é um grande projeto que está sendo trabalhado há algum tempo pela Prefeitura. Nós temos muitas áreas do turismo e temos muito a oferecer aos investidores que vêm de fora. Estamos diversificando o turismo para que os nossos visitantes possam ser beneficiados”, analisou o prefeito, Roberto Dorner. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, acrescentou “Sinop é uma cidade grande, tem muito a oferecer e muito a mostrar”. “Hoje com a cartilha do turismo as pessoas irão poder conhecer um pouco mais do turismo natural, a estruturação no nosso turismo municipal, além das nossas belezas, as nossas potencialidades econômicas, que atraem turistas para cá”.
A turismóloga da prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, esteve na linha de frente da elaboração dos programas liderados pelo departamento de Turismo e Centro de Atendimento Empresarial (CAE), da secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No encontro de hoje também foram detalhados o programa Contemplação de primatas, que surgiu da necessidade de aumentar o habitat de quatro primatas amazônicos ameaçados de extinção e implementar o turismo de base comunitária para a observação de fauna no projeto de assentamento Wesley Manoel dos Santos (Sinop). Em contrapartida, o City Tour foi desenvolvido e apresentado à sociedade em dezembro proporcionando conhecer os principais segmentos atuantes em Sinop, desde empresas, indústrias, até os principais pontos turísticos.