PUBLICIDADE

Sinop: inadimplência cresceu 21,7% nos últimos 6 meses, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

O segundo semestre do ano passado registrou crescimento de 21,7% na inadimplência no município em comparação ao mesmo período de 2014, segundo levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces). Entre os fatores do endividamento estão a queda de empregos formais e o aumento considerável da inflação.

As informações fazem parte do banco de dados da administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e relevam que, de julho a dezembro, a inadimplência representa uma dívida de R$ 600 mil com o comércio sinopense. A pesquisa ainda aponta que 7,9% da dívida foi proveniente do setor empresarial.

Outro aumento analisado é a comparação entre os trimestres de 2015, quando houve um crescimento de 52,7%. Para o presidente da Aces, Nilson Lopes Ribeiro, esses dados mostram a perda da capacidade econômica dos consumidores. “É resultado imediato no comércio quando um consumidor sente os efeitos da economia”.

O economista Lindomar Pegorini Daniel destaca que a principal relação do aumento do endividamento é a falta de planejamento familiar com o crescimento da inflação e da queda do emprego formal. “Pesquisas alegam que o principal fator que contribuiu para o aumento da inadimplência no último ano é a queda nos empregos formais. Além disso, muitas famílias que tinham seu orçamento para um valor fixo de energia e combustível, por exemplo, tiveram um descontrole com o aumento da inflação”.

Por conta deste cenário, a Aces está organizando algumas atividades para ajudar o consumidor. “Ainda em fevereiro, a associação estará oferecendo um curso gratuito sobre Orçamento Familiar, para os consumidores avaliarem e reorganizarem suas finanças. E em março, haverá uma ação com diversas lojas de Sinop para renegociar as dívidas com preços e prazos diferenciados”, disse Ribeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vice-governador afirma que Mato Grosso é exemplo de sustentabilidade durante COP-16

O vice-governador, Otaviano Pivetta, destacou o equilíbrio sustentável que...

Indústrias em duas cidades do Nortão acumulam R$ 1 bilhão em exportações

As empresas no agronegócio instaladas em Cláudia (90 km...

Aneel anuncia redução das contas de luz para o mês de novembro

A bandeira tarifária para o mês de novembro será...

Qualidade da energia é maior entrave para indústrias de MT, aponta estudo; governador estuda solução

Diretores e presidentes sindicais da Federação das Indústrias de...
PUBLICIDADE