Sinop deve manter o resultado do ano passado com alta na instalação de novas empresas. Foram 229 de grande, médio e pequeno porte nos quatro primeiros meses deste ano. Somente em abril, foram 50 novos investimentos. A maioria – 130- é no segmento de prestação de serviços. O comércio varejista ficou em segundo, com 81 novos empreendimentos, seguida da indústria, com 17, e o comércio atacadista com 1. O balanço foi obtido, em primeira mão, por Só Notícias, junto a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração.
Atualmente, Sinop tem 9.761 empresas, sendo 1.366 indústrias, 3.403 no setor comercial e 4.992 prestadores de serviços. O número é 9% superior em relação a 2006, quando fechou com 8.935 empreendimentos.
Novas atividades também vem ganhando espaço no município. Entre as agroindústrias que estão em operação estão cinco frigoríficos de bovinos, dois de suínos, dois curtumes, beneficiadoras de polpa de frutas, de castanha-do-pará, algodão, arroz, fábrica de rações, um laticínio, e outras.