A frota de veículos cresceu aproximadamente 9,02% neste ano. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, de 61.814 veículos de diferentes portes e tipos emplacados no município em janeiro, passou para 67.391 em outubro, quando foi realizado o último balanço, divulgado recentemente. São pouco mais de 5,5 mil novos veículos emplacados em dez meses.
Conforme o levantamento, há cerca de 21 mil automóveis (com capacidade até oito pessoas) e 21 mil motocicletas em trânsito. Foram identificadas, também, mais 9,2 mil motonetas; 7,4 mil caminhonetes (destinado transporte de cargas) e pouco mais de 1 mil camionetas (cuja carroceira pode ser utilizada para transporte de cargas e, também, pessoas). Estão inclusos na análise, ainda, caminhões, tratores (esteira e rodas), ônibus, utilitários e outros veículos.
A medida que a frota de veículos cresce em Sinop, aumenta também o valor do débito de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que, segundo a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), atinge hoje aproximadamente R$ 8 milhões somente no município.
Com este montante, a Sefaz começa a desenvolver, nesta semana, uma série de blitze orientativas com objetivo de prestar informações sobre o tributo. A ação, que será realizada em diversos pontos da cidade por servidores da agência, não terá caráter punitivo e encerra na sexta-feira. Conforme a secretaria, pelo menos R$ 4 milhões do total do débito são recursos que seriam repassados à prefeitura.
A primeira blitz deste tipo foi realizada no último dia 13, em Sorriso. Os trabalhos visam esclarecer qualquer tipo de dúvida quanto ao tributo, desde forma de pagamento, parcelamentos, até relacionada com a emissão dos documentos para arrecadação do imposto.