segunda-feira, 16/setembro/2024
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Sinop: fórum apresenta alternativas para melhorar a logística

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Começou, agora há pouco, no Parque Florestal, o fórum de logística do Médio e Norte de Mato Grosso para debater os projetos visando implantar hidrovias e ferrovias na região para escoamento da produção agrícola e madeireira. O presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Rui Prado, foi um dos primeiros debatedores. Ele disse que os principais interessados na logística da região são os produtores rurais que hoje pagam fretes caros para escoar a safra, via rodovias, até portos em São Paulo e Paraná. Quando a BR-163 ser totalmente pavimentada (previsão é final de 2011) entre a divisa de Mato Grosso até Santarém (PA), onde está o porto, o frete pode deixar até 30% mais barato, porque a distância percorrida deve ser reduzida em aproximadamente 700 km.

A elaboração de um projeto prevendo implantar a hidrovia Teles Pires-Tapajós (ligando o Nortão de Mato Grosso ao porto em Santarém) também é um dos assuntos debatidos. O inventário Hidroelétrico das Bacias dos Rios Tapajós e Teles Pires está sendo detalhado e a hidrovia é uma das alternativas para levar grãos. “Até agora houve dois estudos. Um pela USP (Universidade de São Paulo) que devem sair, parcialmente, em dezembro. Mas para termos um estudo bem elaborado, com todas as condições técnicas, operacionais e ambientais, devem ser investidos até R$ 7 milhões. Para viabilizar esta hidrovia, os estudiosos apontam que seriam necessários, por baixo, R$ 4 bilhões, mas acredita que é altamenten viável. Vai se pagar em menos de 5 anos”, declarou, ao Só Notícias, o senador Jorge Yanai, que cobrou, no Senado, a implantação da hidrovia Teles Pires-Juruena-Tapajós.  “Estamos produzindo cada vez mais grãos, algodão, cana. Precisamos de estrutura modal mais econômica para transportar estes grãos para os portos e, de lá, ao mercado externo”, acrescentou, ao Só Notícias.

Ainda durante o seminário, questões como cenário atual e futuro da região do Médio Norte de Mato Grosso e as ações previstas no Plano Nacional de Logística e Transportes foram detalhadas para produtores, empresários e membros do executivo. O “corredor norte” foi apresentado pelo palestrante Luiz Antônio Fayet, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.

O diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Luiz Antonio Pagot, um dos palestrantes, cancelou sua vinda de última hora, devido a “compromissos do órgão”.

O seminário é organizado pela prefeitura municipal. A abertura foi feita pelo prefeito Juarez Costa.

(Atualizada às 18:27h)

 

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