A programação da Norte Agroshow, feira setorial que substitui a Exponop e que será realizada em Sinop de 6 a 8 de junho, não tem um painel ou palestra exclusiva para tratar de exportações ou do embargo de produtos brasileiros, principalmente a carne, mas o tema estará presente em pelo menos três momentos com sugestões para a diversificação do mercado, segundo a organizadora, Renata Tiveró.
“Eu tenho certeza absoluta de que o Gerson Camarotti vai entrar um pouco nesse sentido [de diversificação do mercado] e o [José Luiz] Tejon também. Ainda temos uma palestra, que está sendo fechada e não está na programação, sobre a agricultura familiar, que auxilia muito pequeno, o médio e o grande produtor”, explicou Renata ao Só Notícias.
Outro momento em que o assunto pode dominar a pauta é durante o Painel Carne. “Nós vamos estar com o representante do Instituto [Mato-grossense] da Carne, que é o único selo brasileiro, o Luiz Patroni que tem um domínio maravilhoso sobre todos os assuntos da pauta, temos também o Marco Túlio, a Acrismat e eu acredito que, com certeza, o assunto vai vir à tona”, acrescentou.
Além destes momentos, Renata acredita que o assunto pode ser debatido após as apresentações, nos espaços dedicados às perguntas. “Vai depender da forma como os palestrantes estão se preparando. Desde a abertura, onde a gente vai contar com a presença do ministro Blairo Maggi, existe a possibilidade deste tema vir à tona, mas tudo depende, realmente, de como o palestrante vai conduzir a sua palestra, o que também não impede, porque como são palestras abertas, no fechamento sempre tem perguntas, então se tiver alguma pergunta, com certeza vai ser respondida”.