O executivo de comércio exterior e certificação de origem da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Francisco Gimenez Soler, vai orientar, no próximo dia 17, os empresários sinopenses, sobre 'acordos internacionais e certificado de origem'. A certificação é o benefício que ela traz diretamente à economia. "O país ganha e a roda da economia gira. Desta forma, as empresas exportadoras são beneficiadas através de ganhos em competitividade no preço final do produto”, explicou. “O objetivo é facilitar o dia a dia das empresas exportadoras brasileiras, oferecendo uma plataforma que seja ágil, segura e com redução dos custos operacionais", acrescentou.
Diversas indústrias madeireiras em Sinop vendem madeira para inúmeros países. Parte da carne produzida na região Norte, também é exportada.
Segundo o presidente da Facmat (Federação das Associações Comerciais(, Jonas Alves, as orientações proporcionarão estreitamento das relações internacionais entre empresas mato-grossenses e companhias no exterior. "O documento de origem, muito além de uma ferramenta de organização, possibilita a redução ou isenção dos produtos comercializados entre o Brasil e países parceiros. Convidamos todos os empresários de Sinop e região para participar do evento", disse.
Atualmente, a homologação da certificação às empresas associadas a Facmat e demais federações por meio do Sistema ECO, plataforma online de emissão de Certificados de Origem Digitais que proporciona aos usuários a obtenção destes documentos, informa a assessoria.
O evento será às 19h30, no auditório da ACES Sinop. Os que pretendem participar devem levar 1 kg de alimento não perecível.