O governo do estado colocou a disposição a equipe técnica da Secretaria de Estado de Minas e Energia, para dar suporte na elaboração do projeto para construção de um Distrito Industrial e Comercial (DIC) em Sinop. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Ivanildo Ramos Vieira. Ele se reuniu, na quarta-feira (9), com o secretário adjunto de desenvolvimento da Sicme, Valério Gouveia.
Segundo Ivanildo, o governo vê o distrito em Sinop, previsto para médias e grandes empresas, como uma opção a mais para investidores com estes portes, no Estado. Isso porque, hoje, as opções dos distritos “mais atraentes” para estes tipos de empreendimentos se concentram em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis.
Outra preocupação, segundo o secretário, também é com o aumento da demanda que deve ocorrer com a conclusão da pavimentação da BR-163, até o Porto de Santarém no Pará, prevista para o final de 2014. Além disso, a expectativa fica por conta da possibilidade de investidores chineses concluirem a Ferrornorte nos trechos Cuiabá – Rondonópolis e Cuiabá – Santarém, por meio de Parceria Público Privada. Eles, que são um dos maiores compradores de matérias primas de Sinop e região, manifestaram interesse.
Ivanildo disse que o projeto do DIC deve ser enviado para a Câmara de Vereadores até final de junho. A extensão projetada é de 500 hectares. Pelo menos três áreas são avaliadas para implantação. Cada empresa interessada deve receber um mil metros quadrados para se instalar. Em um primeiro contato entre o prefeito Juarez Costa e o govenador Silval Barbosa (PMDB),que tem conhecimento do projeto desde ano passado, o secretário falou ter sido confirmado em contrapartida do governo R$ 5 milhões para serem aplicados. Valor que deve ser restituído em dois anos com as empresas operando.