O Serviço Nacional do Emprego (Sine) registrou aumento de aproximadamente 10% nas emissões de seguro-desemprego (que varia de R$ 415 a R$ 776,00) entre janeiro e agosto, comparados com o mesmo período do ano passado. Nos 8 meses, foram emitidos 4.052 benefícios, ante 3.740 em 2007, somente em Sinop. Até dezembro, o número de benefícios (seguros liberados) pode superar o do ano passado: 5.309.
O balanço de demissões de agosto ainda não foi disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego porém, apesar do número de emissão de seguro ter crescido, até julho as contratações se mantiveram em alta. Foram 8.489 admissões e 7.516 desligamentos.
O seguro-desemprego, desde que atendidos os requisitos legais, pode ser requerido por todo trabalhador dispensado sem justa causa, por aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador; por pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies e por trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão.