A nova edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já está acontecendo em instituições de pesquisas de todo o Brasil, com o tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza". Em Sinop, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está com uma programação especial para alunos do ensino fundamental de cinco escolas, públicas e privadas.
O tema apresentado em Sinop está sendo a "Sustentabilidade" e os alunos que visitam a Embrapa estão conhecendo tecnologias agrícolas que contribuem para a mesma. Dentro deste tema, foram elaborados cinco subtemas para serem trabalhados com os estudantes: integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); recuperação de pastagens; florestas; agroenergia e sistemas de produção sustentáveis.
Cada escola recebeu um destes temas e trabalhou durante um período, dentro da sala de aula, na primeira etapa da atividade. A segunda parte está sendo realizada com a visitação dos alunos no centro de pesquisas, onde eles assistem a uma apresentação sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e podem tirar dúvidas e opinar com os pesquisadores.
A última etapa é a visita ao campo, onde os alunos vêem, na prática, como se aplica a tecnologia e como ela contribui para a agricultura sustenvável. Além do campo, os estudantes ainda têm a oportunidade de conhecer as instalações do centro e entrarem em um laboratório, onde podem acompanhar pelo microscópio e pela lupa todas as etapas de vida de um percevejo.
A programação teve início ontem e se estende até a próxima terça-feira (23), divididas entre a parte da manhã e da tarde. O objetivo é mostrar como a tecnologia está presente no dia-a-dia das pessoas e sua importância para o desenvolvimento do país. Além de mobilizar a população, com ênfase nas crianças, estimulando e valorizando a criatividade e a atitude científica.