Sinop é o município matogrossense que tem o maior número de habitantes em áreas rurais – assentamento, comunidades, sítios, chácaras e fazendas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 19.347 moradores, o que representa 17,11% do total. A Secretaria Municipal de Agricultura aponta que são 10 comunidades rurais, com cerca de 600 produtores, 20 áreas com chácaras, com aproximadamente 200 propriedades e um assentamento, onde residem cerca de 500 famílias.
Só Notícias apurou que os principais produtos oriundos dessas regiões como assentamentos Gleba Mercedes, Comunidade Selene, Campo Verde, Adalgiza entre outros são o abacaxi, banana, melancia, pepino, hortaliças, leite e seus derivados, além de soja, milho, arroz e algodão, que são as grandes culturas. Os produtores também criam suínos, gado de corte, galinhas, peixes e fortalecem a produção de mel.
A secretaria ainda tenta viabilizar para cerca de 100 famílias um projeto de crédito fundiário para que além das terras eles consigam financiamento para produzir manga fora de época, limão, cebola, pimentão e laranja, para poder atender a demanda do município.
Mato Grosso com 18,10% da população (549.153) em áreas rurais é o primeiro colocado na região Centro-Oeste em número de habitantes em áreas rurais e é seguido por Mato Grosso do Sul com 14,36% da população. Goiás, 9,71% e no Distrito Federal, 3,38%.
O município matogrossense que apresenta a maior quantidade de habitantes, porporcionalmente, em comunidades, chácaras, fazendas e assentamentos é o Vale de São Domingos 76,68%, o que representa 2.345 dos 3.058 moradores.