Sinop deve ter seu primeiro shopping center no próximo ano, com previsão de ficar pronto no 38º aniversário do município (setembro). Esta é a espectativa do empresário Paulo Fiúza, manifestada em entrevista ao Só Notícias. Ele concluiu, recentemente, as negociações da venda de 50% do antigo Shopping Aruanã (agora irá se chamar Shopping Nações Sinop) para o grupo paulista Vértico. Fundado em junho de 2009, o grupo tem entre seus acionistas nomes como Bruno Setubal, cuja família é acionista de um banco, e Paulo Torre, de uma construtora.
Segundo Fiúza, a negociação demorou dez meses e foi fechada no início do mês passado. A previsão é que o empreendimento tenha lançamento comercial (voltado para as empresas interessadas em investir no local) no dia 30 de novembro deste ano. Já a abertura para a população sinopense e da região ainda deve demorar, pois há obras de expansão sendo realizadas e o período chuvoso, neste momento, deve atrapalhar um pouco o cronograma. “Projetamos a inauguração para o dia 14 de setembro, no aniversário de Sinop”, disse Fiúza.
Apesar do empreendimento estar ainda na fase de obras de expansão, o empresário afirma que o novo shopping já tem cinco “lojas âncoras”, ou seja, empresas varejistas que são amplamente conhecidas no mercado nacional e população em geral para dar maior visibilidade. Duas empresas varejistas de grande porte, Marisa e Avenida, já estão certas para abrir as portas no novo empreendimento. Casas Bahia, Magazine Luiza e Riachuelo são as outras três empresas que estão praticamente acertadas, de acordo com Fiúza.
Além destas cinco “lojas âncoras”, outras 40 lojas satélites (de menor porte) também já estão confirmadas. O local também vai dispor de quatro salas de cinema, com tecnologia 3D, a serem implantadas por uma grande empresa deste setor (não foi adiantado o nome). “Nossa previsão é de que o shopping seja inaugurado com 100% das lojas abertas para a população”.
Só Notícias apurou junto ao grupo que no futuro shopping sinopense serão investidos R$ 119 milhões com Área Bruta Locável (ABL), totalizando 16 mil metros quadrados. O local terá espaço para cinco “lojas ancoras”, 173 lojas satélites (de menor porte), 17 fast foods, quatro salas de cinema, 700 lugares na praça de alimentação e 355 vagas no estacionamento.
Além de Sinop, o grupo está investindo em shopping em cidades como Bauru, Limeira e Cotia, em São Paulo; Três Lagoas, Mato Grosso do Sul; e Araguaína, no Tocantins. O investimento estimado em todos estes empreendimentos chega a R$ 600 milhões e Área Bruta Locável de 107 mil metros quadrados.
Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a Vértico se dedica exclusivamente a projetos voltados para cidades entre 100 mil a 200 mil habitantes. A estratégia vai ao encontro de uma tendência recente do setor, que tem optado pela “interiorização” dos projetos. Os shoppings da Vértico seguem todos o mesmo padrão: estacionamento externo, dois pavimentos, com até 30 mil metros quadrados de Área Bruta Locável, mas com terreno para dobrar de tamanho.
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