Começa amanhã e vai até dia 6 em Sinop o curso “Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico” promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Centro Internacional Celso Furtado, desde 2009, em diversos Estados. Em Mato Grosso, será a primeira vez que vai ser ministrado, em parceria com uma instituição local. O objetivo de capacitar profissionais e gestores no aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.
O público é formado por gestores públicos, economistas, administradores, estudantes de pós-graduação, e demais funcionários de entidades, públicas e privadas, ligadas a segmentos considerados estratégicos em suas regiões. O curso já foi realizado em mais de 15 cidades em todas as regiões do país, tendo atingido mais de 300 profissionais.
O Departamento de Ciências Econômicas da UNEMAT formalizou uma parceria para realização deste curso em Sinop. O público será formado por professores de Economia, Administração e Engenharia da Produção, Matemática, Técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento de MT, do Ministério Público Federal e pesquisadores da Embrapa.
Entre os dias 3 e 6 os participantes do curso terão disciplinas da área de macroeconomia, com o técnico Carlos Ocké da Diretoria de Macroeconomia do IPEA; desenvolvimento econômico com o Professor do Instituto de Economia da UFRJ, Carlos Pinkusfeld; e, desenvolvimento regional com o Professor Carlos Brandão do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.
No dia 6, das 19h30min as 22h, será realizada uma Conferência final, no Anfiteatro da UNEMAT/Campus de Sinop, gratuita e aberta à toda sociedade, com o Pesquisador Francisco de Assis Costa, Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA.
O tema da conferência será “Estrutura produtiva de Mato Grosso: dinâmica e desafios para o futuro”.
A abertura está prevista para às 14h, na Unemat.