Os dados do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso apontam que haverá melhora em dois pontos pesquisados com base nas informações repassadas pelos consumidores. Foram entrevistadas 350 pessoas e 41,8% delas acreditam que haverá queda no desemprego. Outros 27,8% têm uma perspectiva na redução do endividamento pessoal. 16,5% acreditam na diminuição da renda pessoal. A situação financeira representa a preocupação de 13.3% dos entrevistados.
A pesquisa também mostra que 39,3% pretendem deixar de fazer novas compras. O CISE monitorou ainda o Índice de Intenção de Consumo. Considerando os indicadores que compõem o índice, houve queda nas intenções de compra em alguns segmentos. No setor de bens de capital a redução deve ser de 51,1%, educação e cultura (51,6%), restaurante (35%), lazer e viagens (33%), lojas de móveis e eletro (23,9%), supermercados (13,1%) e vestuário (11,5%),
Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) apresentou queda de 1,25. O monitoramento dos novos indicadores iniciou em abril deste ano. A pesquisa ocorreu entre os dias 1 e 10 de cada mês. Os indicadores desta pesquisa foram apresentados, pelos coordenadores do CISE em parceira com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).