PUBLICIDADE

Sinop: confiança de empresários na economia cresceu 5,8% aponta pesquisa

PUBLICIDADE

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), divulgado ontem, apresentou um acréscimo de 5,8% em relação ao mês passado. O resultado indica um cenário otimista dos empresários entrevistados que comandam 126 empresas do setor varejista, construção civil e prestação de serviços. É o segundo boletim econômico feito pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop. Em março, o índice, medido de zero (pessimista) a 200 pontos percentuais (muito otimista), apontou para 137 pontos, enquanto a atual pesquisa registrou 145.

O ICE é medido por meio do Índice de Atividade Econômica (IAE) e Índice de Expectativa Empresarial (IEE). A variação entre os dois boletins econômicos demostram um aumento significativo: o IAE teve aumento de 4,8 % e o IEE, com perspectivas para os próximos três meses, registrou a maior alta, com 6,6%, passou de 151 para 161 pontos. Foram avaliados os seguintes quesitos: vendas (saltou de 184 para 188 pontos) ; inadimplência (123 para 138); segmento empresarial (185 para 197); investimentos (151 para 152); contratações (127 para 129) e economia do município (161 para 191 pontos).

De acordo com o economista Feliciano Azuaga, da Unemat, que coordena a pesquisa, os dados ainda podem parecer demasiadamente otimistas, já que o índice de investimento não acompanha a expectativa com relação aos outros temas abordados, como a economia da cidade, por exemplo. “O índice não acompanha, mas ainda sim está acima da média. O prazo para se obter resultados e números mais concretos na pesquisa pode levar até três anos”, explicou.

Na atividade econômica, que significa o quadro atual da empresa, os temas como investimentos, de 133 caíram para 116, e as contratações, de 144 para 136, se comparado ao mês anterior. O resultado da diminuição é natural, segundo o economista, e pode ser explicado “como um ajuste sazonal após o período de fim de ano”.

O boletim econômico, conforme Só Notícias já informou, é feito em parceria com a Unemat e CDL. Sinop é a primeira cidade de Mato Grosso a apresentar dados sobre a economia local. O estudo deve ser divulgado na segunda quinzena, de cada mês. A pesquisa é feita com empresas do banco de dados da CDL e posteriormente é analisada pelo departamento de economia da Unemat.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE