PUBLICIDADE

Sinop: comércio deve usar sacolas oxibiodegradáveis neste semestre

PUBLICIDADE

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável apresentou hoje as sacolinhas oxibiodegradáveis – uma das primeiras ações do Programa Recicla Sinop, cujo uso deve ser regulamentado até o fim do mês para que as empresas passem a usá-las como embalagens e forma de transportar produtos vendidos para clientes. A previsão é que, até final de maio, os estabelecimentos sejam obrigados a utilizá-las, se o prazo de regulemantação for mantido.

A secretaria explica que, até agosto desse ano, o município terá que elaborar um plano de gerenciamento de resíduos, com várias ações de preservação ambiental. A mudança das sacolas é a primeira. “As sacolas não terão custo para o município. Cada empresa é responsável pela sua aquisição como era antes pela outra sacola. O que buscamos é a conscientização ambiental por isso desenvolvemos os padrões de lixo reciclável e orgânico. O que vai é o slogan do Programa Recicla Sinop, já o slogan de prefeitura e parceiros é facultativo”, explicou o secretário Rogério Rodrigues.

Vão ser feitas campanhas educacionais orientando a população para a coleta seletiva do lixo, com a sacola oxibiodegradável. A branca será para lixo reciclável e, na marrom, fica o orgânico.

A iniciativa também tem como objetivo incentivas a implantação de mais unidades de reciclagem no município e diminuir a poluição. As novas sacolas causam agressão menor ao meio ambiente no período de decomposição. Algumas das usadas, atualmente, por algumas empresas, levam 6 meses para se decompor.

(Atualizada às 15:10h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de residenciais do programa habitacional da prefeitura de Sinop

A prefeitura de Sinop detalhou hoje o andamento das...

Com salários de até R$ 3,7 mil, empresas de Colíder contratam 34 profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 34 novas vagas...

Sinop: pesquisa aponta dificuldades do comércio na contratação de funcionários

A pesquisa do Centro de informações Socioeconômicas da Unemat...
PUBLICIDADE