Começou, esta manhã, o Encontro Empresarial do Eixo da BR-163, para debater demandas, ofertas de produtos e serviços no setor da indústria na região Norte de Mato Grosso. Empresários e gerentes de 68 empresas, dos mais diversos setores e segmentos, estão reunidos, no auditório da CDL. Até o meio-dia, estão sendo dadas palestras para capacitação e conhecimento dos empresários sobre atitudes empreendedoras para desenvolver habilidades de sucesso, estratégias de logísticas para micro e pequenas empresas, marketing para micro e pequenas empresas.
À tarde, as empresas ofertantes divulgam ou expõem seus produtos e serviços no setor metal-mecânico, construção civil, moveleiro, alimentos, comunicação, confecção e química. Haverá reuniões coletivas de negócios de diversos segmentos com interesse de prospectar ou adquirir novos produtos. As empresas do projeto terão um tempo para falar sobre a atuação da sua empresa.
Neste sábado, haverá visita nas indústrias e empresas participantes do encontro, promovido pelo Sebare.
O foco é ampliar e melhorar as estruturas financeira comercial, planejamento e qualidade e organização das empresas, a partir dos resultados e conhecimento de cada empresário e temas debatidos em estratégias logísticas e marketing.
As reuniões coletivas de negócios começaram em 2012 e a previsão de conclusão será em 2014. O analista do Sebrae e gestor do projeto, Elizeu Marcos Weck, disse que a ideia é reunir cinco grupos de empresas em cinco municípios como Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, e torná-los mais competitivos "com o franco desenvolvimento da nossa região". Entretanto, durante as reuniões, as discussões se expandiram em torno de setores como metal-mecânico, construção civil, moveleiro, alimentos, comunicação, confecção e química. "Agora, estas mesmas empresas pretendem abrir novos contatos e oportunidades, além de capacitação e tendências de mercado com foco em abrir novos oportunidades", explicou, ao Só Notícias. "Serão várias reuniões coletivas, e sobre tudo, o interesse de cada empresário em prospectar ou adquirir novos produtos. Para isso, os participantes terão tempo de falar sobre suas atuações no mercado futuro, e troca de experiências (práticas) e expectativa de mercado ", concluiu.
Outro foco será maior estrutura para atender crescimento nos negócios, e ao mesmo tempo, maior qualificação dos profissionais. Os empresários e gerentes estarão recebendo treinamentos e orientações para preparar suas empresas para atender o crescimento da região a partir de 2015, com a conclusão da pavimentação da rodovia entre a divisa de Mato Grosso com Pará até o Porto de Santarém (PA). Sinop e demais cidades da região serão "corredores" do transporte de grãos, madeira, carne e outros produtos.
As administrações municipais também estão prevendo aumento considerável no número de moradores em várias cidades do Nortão diante de novas oportundiades de negócios -e de fomentar as empresas já instaladas- com a conclusão da pavimentação da BR-163, que proporcionará redução de aproximadamente 30% no custo do frete para transporte de produtos além de maior agilidade em relação ao transporte feito via portos em Santos (SP) e Paranaguá (PR).