Na próxima quinta-feira (31), o celebrado dia de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, sempre celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o Pentecostes, o qual ocorre 50 dias depois da Páscoa. Contudo, a data não é feriado nacional, e em Mato Grosso e Sinop também não é feriado, portanto, trata-se de um ponto facultativo.
O dia em questão não é considerado dia útil para fins de operações no mercado financeiro, sendo assim, os bancos estarão fechados.
Os governos federal, estadual e municipal também paralisam as atividades nas repartições públicas. E nas escolas não há expediente. Com isso, muitas empresas privadas acabam fechando as portas e tratando o dia como um feriado.
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas. por ser um ponto facultativo o lojista pode funcionar normalmente não precisando se preocupar com alvarás especiais ou pagamentos diferenciados para os colaboradores.
“Vale ressaltar sempre que as convenções trabalhistas são soberanas, então em datas especiais é sempre bom consultar a convenção que rege seus colaboradores para evitar dissabores e, claro, avaliar se o movimento do dia justifica a abertura da loja, o que varia muito de empresa para empresa”, disse o presidente da CDL Márcio Kreibich.
Ainda segundo a CDL, em Sinop os empresários estão divididos, alguns estão planejando fechar na quinta-feira e outro pensam em funcionar normalmente.