O número de inadimplentes no comércio caiu cerca de 12% no mês passado, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.490 registros, sendo que em 2012 foram 2.841. Em um comparativo, entre maio e abril, também houve um aumento no número de pessoas que quitaram as dívidas e tiveram os nomes retirados do cadastro. Foram cerca de 1,5 mil, o que representa 227 cancelamentos a mais.
De acordo com o levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, o mês das mães terminou com as vendas em alta. Foram 21.822 consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 37% a mais que o mesmo período do passado. Nas consultas de cheques houve um aumento de 49%, aproximadamente 11 mil foram feitas este ano, ante sete mil em 2012.
Por causa da 29ª Exponop (exposição agropecuária, comercial e industrial de Sinop) e o Dia dos Namorados, a CDL aposta em um aumento de até 15% nas vendas de junho. “Até quarta-feira as vendas devem ser bem específicas para namorados. O gasto médio do consumidor deve seguir a projeção nacional e ficar em R$ 100”, disse, por meio de assessoria, o presidente Afonso Teschima Junior.