O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou relatório com um balanço dos atendimentos aos consumidores, registrados no ano passado. Foram 8.859 reclamações nas mais diversas áreas. No topo do ranking o setor de assuntos financeiros foi o campeão, com 3.380 registros de consumidores insatisfeitos que pediram providências quanto a questões relacionadas a cartões de crédito, cobranças indevidas, empréstimos, entre outras reclamações relacionadas as agências bancárias.
Na 2ª posição está o setor de serviços essenciais, com 1.323 reclamações em relação a serviços de energia, água e esgoto, por exemplo. A 3ª posição, estão os atendimentos específicos de telecomunicações internet móvel e fixa que acumularam 708 atendimentos no período.
Na 4ª posição estão os atendimentos específicos sobre problemas em produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos, veículos, bicicletas, entre outros, que acumularam 366 atendimentos. Na sequência, em 5º lugar, estão os serviços de saúde, que incluem farmácias, óticas, planos e convênios, veterinárias, odontologias, entre outros, que registraram 307 atendimentos. Produtos sobre telefonia, e informática foram 281 registros.
Os serviços privados, englobando reclamações contra escolas particulares, cursos e faculdades, tiveram 269 pedidos de providências. Com relação a transporte foram 262, depois estão os assuntos relacionados a habitação, com 209 pedidos de providências dos consumidores, além de viagens, turismo, e hospedagens, que foram 125, e para completar a lista, também foram registrados 31 atendimentos sobre assuntos relacionados a alimentos.
O diretor do Procon, Vilson Barozzi, disse, ao Só Notícias, que, “as pessoas podem procurar o Procon, quem se sentir prejudicado, ou tiver qualquer dúvida de compras em site, ou sobre produtos específicos, antes de comprar podem consultar a gente, porque nós temos tipo um banco de dados para orientar o consumidor”.
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