Dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop apontam que, em setembro, foram 2.211 inadimplentes no comércio, queda aproximada de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 2.696 contas atrasadas inseridas do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). De acordo com a CDL, os números foram considerados positivos porque “nos leva a crer que menos pessoas não pagaram suas contas”.
A relação de cancelamentos de inadimplentes também registrou queda. Em setembro, foram 1.402 contas regularizadas e retiradas do sistema enquanto no mesmo período do ano anterior somaram 1.438 ( redução aproximada de – 2,50%). Os números correspondem a quantidade de contas e não ao de consumidores, já que o mesmo cliente pode estar devendo em empresas diferentes.
Por outro lado, as consultas (que servem como “termômetro” de mercado) ao SPC e ao cheque aumentaram entre os anos. No primeiro sistema, foram registradas 17.603 ( em setembro de 2011 somou 14.636) e, ao cheque, atingiram 6.658 no mês (enquanto no mesmo período do ano passado somou 6.112).
Os números são contabilizados com base nas empresas associadas.
(Atualizada às 9h10)