PUBLICIDADE

Sinop: boletim econômico aponta aumento na inadimplência

PUBLICIDADE

O levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop com 126 empresas do comércio varejista, construção civil e prestação de serviços demonstra que a expectativa dos empresários é de aumento na inadimplência do consumidor nos próximos três meses.

Segundo o coordenador da pesquisa, Feliciano Azuaga, a estimativa é reflexo da economia nacional. “O nível de endividamento das famílias aumentou, em função do acesso facilitado ao crédito”. Os índices foram medidos de zero (pessimista) a 200 pontos (muito otimista). A expectativa atual (avaliada em relação ao mês anterior a pesquisa) ficou em 83 pontos, enquanto para os próximos três meses alcançou 123 pontos.

O relatório também mostra uma tendência para a diminuição das contratações até junho. Os números atuais apontam 144 pontos e a curto prazo cai para 127 pontos. Em relação as vendas, o estudo indica que os empresários estão otimistas com aumento do consumo da população. O índice alcançou 184 pontos. As empresas ouvidas também mostraram interesse em novos investimentos, o índice saltou de 133 (atual) para 151 (próximos três meses).

A pesquisa ainda avaliou a percepção do empresário em relação a situação econômica atual e futura. O indicador mostrou que a classe empresarial está otimista, os marcadores resultaram em 130 pontos (atual) e 161 pontos (futura).

O relatório, conforme só Notícias já informou, será apresentado mensalmente. O objetivo é fornecer informações concretas para os empresários do município e novos investidores. Além de fazer um mapeamento da economia local com as perspectivas de crescimento.

A pesquisa é realizada com empresas cadastradas no banco de dados da CDL e analisada pelo departamento de economia da Unemat. A expectativa é que os boletins mensais possam ser divididos por segmento de atuação, como auto peças, pintura, armarinhos, entre outros.

Segundo Feliciano, Sinop é a primeira cidade do Estado a realizar um levantamento com informações exatas e detalhadas.

Leia ainda
Índice de expectativa empresarial em Sinop está acima da média nacional

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha 547 novas empresas em um mês

Sinop ganhou 547 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE