PUBLICIDADE

Sinop aumenta 8% volume de produtos vendidos no exterior e é 5º maior no Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

As exportações feitas por indústrias de Sinop mantêm o ritmo de alta que vem registrando desde janeiro. Nos sete meses deste ano, aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a alta é de 8,1% em relação ao período passado. O acumulado em vendas já chega U$ 576 milhões, o que representa U$ 43 milhões a mais do que o período de janeiro a julho de 2019. Com as importações na casa dos U$ 33 milhões, o saldo da balança comercial é extremamente positivo, com superávit de U$ 543 milhões.

Os U$ 576 milhões de vendas feitas pelos produtores sinopenses representam 5,5% de toda a exportação feita por Mato Grosso neste ano e colocam Sinop como o quinto município do Estado que mais exporta e na 44ª posição do ranking nacional. Estes são os melhores resultados do município desde 2009, quando o ministério começou a divulgar as estatísticas.

A China, com 26% das compras, continua como maior comprador de Sinop e é o único país asiático entre os principais clientes. Países como Tailândia e Irã deixaram de ser destino para dar lugar aos europeus e também aos mexicanos, que este ano aparecem no topo. Depois dos comunistas, a lista de maiores parceiros de Sinop segue com Turquia (15%), Espanha (12%), México (8,7%) e Holanda (8,1%).

O principal produto exportado por Sinop é a soja, com 89% das vendas. O milho tem 9,3% e o restante se divide entre madeira e carne. O algodão, que acaba de ser colhido, não aparece na lista. As importações são de insumos para produção agrícola, como fertilizantes e adubos, ou, em menor proporção, para industrialização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sepultado caminhoneiro que morreu após veículo cair em rio no Nortão

Moacir Bueno Xavier, de 54 anos, foi sepultado, esta...

Sorriso: bombeiros controlam incêndio em veículo na BR-163

Um Fiat Pálio azul, com placas de Sorriso, pegou...

Sinop: SEMA debate com setor madeireiro novas regras de manejo florestal sustentável

Representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente discutiram, esta...
PUBLICIDADE