PUBLICIDADE

Sinop: aposentados, pensionistas inativos e quem tem mais de 65 anos pode requerer isenção do IPTU

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Moradores de Sinop com mais de 65 anos, aposentados e pensionistas-inativos podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano para o ano que vem. A Ordem dos Advogados do Brasil iniciou campanha informativa e orientativa que  o benefício pode ser requerido até 31 de janeiro, no Centro de Atendimento ao Contribuinte, das 7h às 13h, na avenida Julio Campos, antiga sede da Justiça Federal.

O direito ao benefício está previsto no artigo 141, inciso cinco da lei municipal complementar 109, de 2014, que instituiu o código tributário de Sinop. Para solicitar a isenção é preciso ter renda mensal de até três salários mínimos, no máximo, ser proprietário de apenas um imóvel e morar nele, sem estabelecimento comercial na residência e não pode ter imóvel alugado.

O solicitante deve ter contrato ou escritura do imóvel, certidão negativa de propriedade, comprovante do benefício do INSS e certidão de casamento se a residência estiver em nome do cônjuge.

A Comissão de Direito Tributário da OAB iniciou a campanha para que essas informações sobre o benefício cheguem a mais pessoas. Segundo a vice-presidente da comissão, Adriana Dogenski, o intuito é “tornar esse direito previsto em lei ainda mais evidente para toda sociedade. Muitas vezes o idoso, pensionista, não sabem como solicitar, não sabem dos requisitos. É por isso que a OAB sentiu essa necessidade de contribuir com a sociedade, tornar essa lei ainda mais difundida”, explicou.

A advogada acrescentou que a equipe da campanha vai deixar panfletos em locais estratégicos, como clube dos idosos, Instituto Nacional do Seguro Social, Centro de Referência de Assistência Social e na Unidade de Pronto Atendimento. “É onde o idoso está que a gente precisa chegar, percebemos que pouquíssimos idosos sabem desse direito”, reforçou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE