A inflação em Sinop voltou a subir no mês de novembro, alcançando 0,32%. O índice mais que dobrou em comparação ao mês anterior, quando foi de 0,14%. O salto, segundo o coordenador de pesquisas do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Unemat, economista Feliciano Azuaga, pode ser creditado ao aumento do preço da carne.
“Isso aconteceu também no cenário nacional. O preço de carne foi o que puxou e deve continuar alto para o próximo ano, pois estamos abastecendo o consumo de proteína na China em decorrência da epidemia que atingiu o país”, expôs.
Os segmentos que mais contribuíram com a alta da inflação sinopense, mês passado, foram de alimentação com 0,64%, despesas pessoais 0,35%, habitação 0,32% e transportes 0,28%.
No valor acumulado em 2019 a inflação de Sinop totaliza 2,64%, enquanto nos últimos 12 meses o índice total é de 3,39%. Já a nível nacional o taxa alcançou 0,51% em novembro, 3,12% no acumulado desse ano e 3,27% em 12 meses.
O levantamento do Cise é feito mensalmente em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop. A pesquisa também mostrou que o preço médio da cesta básica aumentou 1,83% em Sinop