PUBLICIDADE

Sinop: alta no preço da carne faz inflação subir em novembro, aponta economista

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A inflação em Sinop voltou a subir no mês de novembro, alcançando 0,32%. O índice mais que dobrou em comparação ao mês anterior, quando foi de 0,14%. O salto, segundo o coordenador de pesquisas do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Unemat, economista Feliciano Azuaga, pode ser creditado ao aumento do preço da carne.

“Isso aconteceu também no cenário nacional. O preço de carne foi o que puxou e deve continuar alto para o próximo ano, pois estamos abastecendo o consumo de proteína na China em decorrência da epidemia que atingiu o país”, expôs.

Os segmentos que mais contribuíram com a alta da inflação sinopense, mês passado, foram de alimentação com 0,64%, despesas pessoais 0,35%, habitação 0,32% e transportes 0,28%.

No valor acumulado em 2019 a inflação de Sinop totaliza 2,64%, enquanto nos últimos 12 meses o índice total é de 3,39%. Já a nível nacional o taxa alcançou 0,51% em novembro, 3,12% no acumulado desse ano e 3,27% em 12 meses.

O levantamento do Cise é feito mensalmente em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop. A pesquisa também mostrou que o preço médio da cesta básica aumentou 1,83% em Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretário de MT enfatiza evolução do setor produtivo na COP 29

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável,...

Carro desgovernado cai em vala na 163 em Sinop e deixa dois feridos

O acidente de trânsito com um Renault Kwid branco,...

Inscrições de seletivo para contratação em secretaria encerram na 2ª em Lucas do Rio Verde

Terminam na próxima segunda-feira (18) as inscrições abertas do...
PUBLICIDADE