O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Rodolpho Mello, disse que as projeções são positivas quanto ao aumento nas vendas e contratações de mão de obra temporária, em novembro e dezembro, período em que empresas do setor varejista fazem mais negócios, devido o período natalino. Ele acredita que empresas dos segmentos de roupas, calçados, presentes devem contratar mais vendedores, auxiliares, atendentes e outros, fomentadas pelo crescimento nas vendas de final de ano. A projeção é de 10% a mais no volume de negócios.
Todavia, segundo ele, este é um assunto que demanda qualificação profissional e vagas poderão ficar sem preenchimento devido a isso. Mello, que também é vice presidente da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (FACMT), disse que, para encarar o problema, a ACES lançará, em novembro, cerca de 20 cursos para 600 empresas associadas de vários setores.
Os cursos serão voltados para qualificação em gestão de estoque, gerência, gestão financeira entre outros. De início, estão previstos sete cursos e, para o próximo semestre, de 15 a 20. Todos serão gratuitos.