Empresas de diversos segmentos ( roupas, calçados, relógios, óculos, joias, perfumes e outras) estão prevendo bons negócios referente ao dia das mães. 66% dos empresários disseram que estão otimistas em vender mais que no ano passado, de acordo com uma pesquisa do departamento de Economia da UNEMAT e Câmara dos Dirigentes Lojistas. Já 24% acreditam que não haverá diferença, 10% estão pessimistas e acham que o ano será pior. Cerca de 34% dos lojistas pretendem fazer campanhas promocionais especificas para a data com intuito de fomentar as vendas.
Também foram entrevistados 150 consumidores e 69% manifestaram que pretendem comprar esse ano. Entre as escolhas, perfumes e de vestuários aparecem no topo da lista. Calçados, flores, joias e celulares também aparecem entre os presentes mais apontados. Metade dos entrevistados pretende gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o presente. As mulheres saem na frente: são 85% de filhas e 15% de filhos que procuram produtos para as mães. A pesquisa aponta ainda que 13% vão presentear a esposa e 24% outras pessoas como sogra, avó, tias, madrinha, entre outras
“Realmente o dia das mães é uma das datas mais importantes para o nosso comércio, perdendo apenas para o natal, por isso é natural que os lojistas estejam mais otimistas. Seguindo o nosso histórico de vendas, podemos apostar em um aumento entre 8 e 10%, mesmo sabendo que o ano começou devagar para o comércio e muitos empresários estão cautelosos”, explica, através da assessoria, o presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Junior.
Para o economista Teles Junior Ferreira Nogueira, o aumento da inflação tem freado um pouco as compras, obrigando o consumidor a segurar os gastos para manter a economia domestica equilibrada. “Mas os lojistas podem sim esperar aumento nas vendas de maio, afinal, mãe é mãe e todos vão comprar seu presente, mesmo que ele seja mais barato que do ano passado”, afirmou.
(Atualizada às 09:03h)