A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Unemat apontou que 58% dos consumidores pretendem fazer compras e presentar as mulheres pelo seu dia, comemorado em 8 de março. Foram 178 entrevistados e 39% deles manifestaram que não têm intenção de compra e 3% não responderam.
Os que pretendem presentar comprarão acessórios (23%), perfume (16%), almoço/jantar especial (11%), itens de casa (11%), vestuário (10%), flores (9%), cosméticos (8%) e calçados (6%).
Na coleta de dados ainda foi questionado aos participantes do canal que utilizariam para adquirir os produtos. 58% responderam que a preferência é pelo comércio local, 18% via internet, 20% ambos os meios e 3% ainda não decidiram ou não responderam.
A pesquisa ainda revelou a maioria dos consumidores buscará economizar na ocasião, já que 26% respondeu que o objetivo é gastar de R$ 50 a R$ 100, 22% até R$ 50, outros 17% de R$ 150 a R$ 200. 15% dos entrevistados devem gastar de R$ 100 a R$ 150, enquanto 12% entre R$ 200 e R$ 300.
O levantamento feito em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop também foi realizado com empresários, desta vez com a intenção da realização de promoções especificas para a data. 75% disseram que não farão ações promocionais.