Após as festas de fim de ano, grande parte dos consumidores iniciou o ano buscando economizar o máximo possível. Com isso, empreendimentos locais precisam buscar maneiras de chamar a atenção do público-alvo para garantir as vendas do mês. Segundo o relatório realizado pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em conjunto com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), entre as alternativas está a realização de queimas de estoque.
No setor comercial de Sinop, cerca de 37% dos empresários afirmaram que pretendem aderir a promoções, outros 61% não pretendem reduzir os preços. Entre os entrevistados, 40% disseram que as expectativas são iguais às do ano passado, quanto a venda, outros 19% acham que as promoções irão alavancar o comércio nesse início de ano. 37% que não veem positivamente as queimas de estoque.
Ao todo, 100 empresários foram entrevistados. Destes, 73% utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e 27% preferem manter a maneira tradicional. Os entrevistados também afirmaram que, para 61%, o maior gasto foram os impostos a serem pagos em janeiro, outros 14% citaram dívidas recorrentes, 11% fizeram reformas nas empresas, 7% tiveram aumento nas contratações.
Para 46% dos empresários, as férias impactaram as vendas negativamente, 36% tiveram bons negócios durante dezembro e janeiro, outros 18% não tiveram grandes impactos. Ainda conforme o relatório, à primeira vista, 55% desejam realizar novas contratações nos próximos meses, outros 45% não têm essa previsão.
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