Na etapa deste mês, da campanha de vacinação contra febre aftosa, pouco mais de 260 mil cabeças de gado devem ser imunizadas na região de Sinop. O número é da coordenadoria regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) sediado no município e compreende mais cinco cidades circunscritas (Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul e Vera). Bovinos e bubalinos de todas idades devem ser imunizados obrigatoriamente até dia 30.
Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 28 milhões de cabeças e a meta é atingir 100% deste total, tendo em vista que o Estado não registra casos da doença há 15 anos. A preocupação é, principalmente, na região de fronteira, onde existem mais de 800 propriedades que juntas, têm 330 mil cabeças de gado. A estimativa, este ano, é que pecuaristas mato-grossenses desembolsem R$ 44,3 milhões para aquisição das doses.
Conforme Só Notícias já informou, a doença é caracterizada pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. E causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.