PUBLICIDADE

Sine aumenta 100% novas admissões em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Acompanhando os índices positivos do crescimento do emprego formal no Estado em fevereiro, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Mato Grosso também registrou um aumento significativo no número de vagas abertas e de trabalhadores empregados.

Em janeiro e fevereiro, colocou no mercado de trabalho 5.313 trabalhadores, 798 a mais que no mesmo período de 2007. Um crescimento de 118% de um ano para o outro. Em relação ao número de vagas captadas, o primeiro bimestre de 2008 teve 9.321 vagas, 106% a mais do que em 2007, que teve 8.808.

Os municípios que mais abriram novos postos de trabalho foram, em primeiro lugar, Cuiabá, com 2.207 vagas, em seguida Rondonópolis, com 1.787, e em terceiro Tangará da Serra, com 833 novas vagas. De acordo com o setor de intermediação de mão-de-obra do Sine-MT, em Tangará da Serra as vagas ofertadas foram na área do plantio e corte da cana-de-açucar. “São empregos gerados nas usinas de álcool e açúcar da região que alavancaram os resultados no posto do Sine da cidade”, destacou Cristiane Vital.

Quando se analisa somente fevereiro, os municípios que mais criaram novos postos de trabalho no Estado, conforme o Caged, foram Cuiabá com 1.695 e Primavera do Leste (231 km ao Sul da capital) com 507. Segundo Cristiane Vital, esse aumento deve-se a instalação de novas plantas industriais no município.

Os setores de economia que mais contribuíram para incrementar o número de vagas e colocações nos 18 postos do Sine em Mato Grosso neste primeiro bimestre do ano foram os setores de Serviços, com 2.539 novas vagas abertas, em seguida a Indústria de Transformação, com 2.415 e, em terceiro, a Agropecuária, com 2.279 vagas abertas.

A recuperação da agricultura contribuiu consideravelmente para o bom desempenho de todos os demais setores. “Como Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola, quando este setor apresenta bom desempenho, todos os demais crescem junto, pois aumentam os números de construções, abrem-se mais vagas no comércio e no setor de serviços”, ressaltou o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira.

O Sine vem apresentando bons resultados desde o ano passado, quando registrou o maior índice de participação nas vagas de trabalho criadas em Mato Grosso, segundo o Caged. De um total de 268.853 novos postos com carteira assinada criados no ano passado no Estado, 46.009 passaram pelo Sine, registrando um índice de participação de 17%, o maior da história do órgão.

Nos anos anteriores, o índice de participação do Sine ficou entre 11% e 16%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE