PUBLICIDADE

Sindusmad aprova fiscalização unificada mas cobra liberação de manejo

PUBLICIDADE

A unificação da fiscalização entre a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deve evitar arbitrariedades e agilizar alguns serviços. Esta é a avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer. Ele destacou, ao Só Notícias, que “as regras serão as mesmas e não haverá distorção”, mas que os problemas do setor não devem terminar.

Langer ressalta que a grande dificuldade das indústrias madeireiras é a liberação de planos de manejo, que identificam as árvores próprias para serem extraídas de terminadas áreas. “Não adianta só fiscalizar se não tiver a liberação dos documentos. Quer dizer que tem carro, dinheiro e gente para fiscalizar, mas não tem para atender os contribuintes?”, questionou, lembrando que a falta de servidores e estrutura da Sema são grandes entraves.

Ele acrescentou que essa morosidade também acaba contribuindo para a ilegalidade no setor. “Os contribuintes procuram se legalizar e fazer manejo. Como não é feito, acontece a grilagem. Não somos contra a fiscalização, mas temos que cobrar o desembaraço na documentação”, criticou.

A decisão da unificação foi tomada ontem, em uma reunião entre o governador Blairo Maggi, o presidente em exercício do Ibama, Bazileu Alves Neto e empresários do setor madeireiro e agrícola dos municípios de Sinop, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás e Novo Monte Verde, além do senador Jaime Campos, deputados federais e estaduais, além de prefeitos.

Hoje as discussões continuam em Cuiabá. Será criada a ‘Sala de Situação’ – instrumento efetivo que reunirá num grupo de trabalho técnicos da Sema e do Ibama para definirem de forma unificada, um modelo de procedimentos de fiscalização ambiental no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE